Fogos Florestais

10 08 2008

Sejam bem-vindos ao meu modesto blogue!

Hoje, tive a oportunidade de observar dois incêndios perto de Santo Tirso e lembrei-me tal com o meu amigo Ricardo Teixeira de fazer um alerta para estes atentados ao meio ambiente e à Natureza. Mas o Ricardo foi mais rápido e adiantou-se na publicação de um artigo, por isso sou eu que me vou juntar a ele para juntos conseguirmos um impacto maior e alertarmos um maior número de pessoas.

Se têm terrenos ou matas, ou conhecem alguém que tenha, alertem essa pessoa para o facto de limpar o seu terreno ou propriedade, para assim evitar a ocorrência de um incêndio nesse terreno e facilitar o trabalho dos bombeiros no caso de isso acontecer.

Caso reparem nalguma atitude estranha de algum indivíduo no monte ou bosque, ou vejam mesmo esse indivíduo a pôr fogo, denunciem logo isso à polícia, para que possam tratar do caso com mais eficácia e avisem os bombeiros, no caso de fogo, para o conseguirem dominar precocemente. Não se esqueçam de informar com alguma precisam o local do foco de incêndio, para não haver enganos ou atrasos devidos à confusão.

Já sabem que o número para o qual devem ligar no caso de fogo é o 117.

Para mais informações aqui fica um sítio que vos pode esclarecer:

http://www.proteccaocivil.pt

Estejam sempre atentos à nossa floresta…


Ações

Information

2 responses

10 08 2008
Ricardo Teixeira

Exactamente… é crucial ter as matas limpas e eu que o diga, pois há 3 anos houve um grande incêndio mesmo à beira de minha casa e há 2 anos o meu tio e o meu avô ficaram sem grande parte dos seus terrenos (com montes e montes de árvores) pois uma mata que se encontrava noutra aldeia e na outra parte de um rio que separa as duas terras não tinha sido limpa. Quanto aos incendiários, vários fogos podiam ser evitados se houvesse mais vigilância nas florestas e se os bombeiros não fossem para o meio de um incêndio já com uma grande “intensidade” apenas com um jipe que só comporta 40 litros de água e que mal consegue movimentar-se nos trilhos feitos para esse efeito.

14 08 2008
diogojrs14

pois aí residem dois grandes problemas do assunto em questão e que ainda não têm uma solução que os consiga resolver na prática. Quais serão as razões possíveis para levar alguém a incendiar uma floresta, que na maiorparte das vezes não pertence à pessoa que lhe chega fogo? Como podemos combater de forma eficiente estes actos devastadores para a nossa floresta? São duas perguntas que deixo no ar para que vocês encontrem respostas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: