Preservação das Dunas

24 08 2008

Olá gente da minha Terra! Como estão?…

Bom, já há algum tempo que estou para pôr aqui um artigo sobre a preservação das dunas… Eu sei que não devia ter deixado passar tanto tempo e que agora é um pouco tarde, afinal a época balnear deste ano está a acabar, mas fica registado e lembrado para o que virá!

Todos vocês sabem e com certeza já repararam que, em muitas das nossas zonas costeiras existem uns cordões de areia, situados antes da praia, propriamente dita… Chamam-se dunas e são um importante e bonito ecossistema terrestre, albergando ou suportando dezenas de espécies, tanto plantas como animais. Constituem portanto, um habitat que merece ser preservado por muitos, muitos anos. No entanto, nós( o ser humano), gostamos muito de areia, mar e sol e por isso nos dias quentes de Verão e Primavera passamos tardes e manhãs na praia… Gostamos tanto de lá estar que não pensamos em mais nada quando nos dirigimos para lá e somos tão egoístas que, nem pensamos que aquelas plantinhas, ásperas e secas, rasteiras e, por vezes incómodas para nós( principalmente para os nossos pés), merecem viver e mais: não precisam que as pisemos nem que as maltratemos, até porque elas protejem-nos… Não acham que também as devemos proteger?

Se as destruirmos em vez de as preservarmos elas não nos poderão proteger a nós, acho eu!…

Que me dizem? Não digam que precisam de mais informação para responderem às perguntas!?… Mas se quiserem aqui ficam alguns links, que vos poderão informar…:

http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=1862

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dunas

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-LitoralNorte/

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/O+ICNB/Rede+Natura+2000/

Fiquem bem…🙂


Ações

Information

One response

27 09 2008
Ricardo Teixeira

Actualmente, todas as pessoas que não têm a mínima consideração pelos outros e pelo ambiente, pensam que o que eles fazem não prejudica nada nem ninguém (tipo, por ser só uma pessoa a prejudicar o ambiente, no meio de mil milhões de pessoas que se comportam como deve ser) e por isso pensam: “…só sou eu a prejudicar o ambiente, logo as consequências serão nulas”, mas o problema é que há quem não pense, antes de fazer o que quer que seja, que se todos nós tivermos o comportamento dela, o mundo acaba aqui e agora.
E já agora lembrem-se: destruam as ondas e não as praias, porque o mal que fazemos ao ambiente mais tarde vai virar-se contra nós.

Cumprimentos e parabéns pelo blogue, que está com uma grande pedalada😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: